top of page

O mito do signo de escorpião - Hércules e a Hidra de Lerna

  • marciarodr
  • 14 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Na Astrologia, os signos são também relacionados a Mitos, o que facilita a compreensão já que somos levados a entender as nuances de cada um de maneira quase lúdica e um pouco mágica. Conforme vamos refletindo nos detalhes temos uma visão mais ampla o que aquele signo pode significar.


Eu tenho o Sol em Escorpião, e acho até divertida a expressão das pessoas quando descobrem isso. Um ex-namorado escondia o meu dia de aniversário da sua mãe, porque ela não podia saber meu signo...


Mas eu adoro tudo que Escorpião representa, quando li sobre o Mito me identifiquei mais ainda. Vamos a ele.

Hércules era filho de Alcmena com Zeus, o chefe dos deuses. Após ter cometido um crime depois de um surto foram designados a ele os tais doze trabalhos para que se redimisse das mortes e fosse promovido a deus.


Um desses trabalhos era matar a Hidra, uma mega serpente de nove cabeças, que vinha aterrorizando a cidade de Lerna.


Antes de sair para cumprir a tarefa, Hércules ouviu de seu mentor: " É ajoelhando que nos levantamos; é nos rendendo que conquistamos; é desistindo de algo que o ganhamos".


Hércules então foi ao encontro da serpente, numa caverna escura, onde sempre era noite e que ficava as margens de um pântano. Atirou flechas em chama no esconderijo, e conseguiu localizar o animal e começou a tentar cortar as cabeças, mas a cada cabeça cortada nasciam mais três, foi nesse momento que lembrou da mensagem do mentor, ajoelhou no pântano e conseguiu levantar a serpente e leva-lá para a luz. Com isso destruiu oito das noves cabeças. A última cabeça ele conseguiu dominar e enterrou embaixo de um rochedo, mas essa era imortal.


E onde entra o signo de Escorpião nisso? Algum desatento pode estar perguntando, Anna Maria Costa Ribeiro, explica lindamente, no livro Conhecimento da Astrologia – Manual Completo:


“Todo Escorpião sabe que tem uma hidra dentro de si: ciúmes, vingança, raiva, violência, rancor, sexualidade frustrada etc. são algumas de suas cabeças.


A hidra são os desejos primitivos que se desenvolvem na escuridão tornando-se venenosos e destrutivos, de nada adianta resolvê-los com repressão, mas trazendo-os à luz. Todavia, existe sempre uma cabeça onde estão as sementes para as outras. O Mal não é algo abstrato, é algo que está dentro de todos nós, a brutalidade não é culpa da sociedade, mas de cada um de nós. O escorpião que reconhece a hidra pode redimir o mundo.”


Como tudo na vida, o signo de Escorpião também tem seus aspectos de luz e sombra, cabendo a quem o tem como Sol saber usar suas potencialidades e colocar luz nos pontos escuros.


Até a próxima!


ree

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado!

(21) 98303-3603

©2021 por marciarodrigues. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page